Quem?

Minha foto
"Eu triste sou calada Eu brava sou estúpida Eu lúcida sou chata Eu gata sou esperta Eu cega sou vidente Eu carente sou insana Eu malandra sou fresca Eu seca sou vazia Eu fria sou distante Eu quente sou oleosa Eu prosa sou tantas Eu santa sou gelada Eu salgada sou crua Eu pura sou tentada Eu sentada sou alta Eu jovem sou donzela Eu bela sou fútil Eu útil sou boa Eu à toa sou tua."

23 de mar. de 2011

Apenas uma questão de educação

Quando eu era pequenininha, minha mãe sempre falava a mesma palavra com bastante ênfase: EDUCAÇÃO.

"Olha a educação"
" Respeite os mais velhos"
"Olha os modos menina."

Eu vou ser sincera, nunca tive problema quanto a isso. Se bem que no começo, eu era bem boba, chamava os outros de "boboba", fechava a cara, mas isso passou com o tempo, logo minha mãe não teve se quer que se preocupar com minha educação.
Sempre cresci com SENSO E NOÇÃO de convivência.

Eis a questão que quero falar hoje.
Meus amados, as pessoas estão perdendo a noção do outro
Existe um ponto que você começa e que o outro termina. E precisamos sim, aprender esse limite. Ninguém olha para o lado , se quer para a frente. As pessoas estão apenas vivendo, e só.

"Que se dane, meu coleguinha do meu lado, quero saber do meu interesse.
Que se dane, se as minhas palavras vão ferir ou não, quero mais é falar o que penso.
Que se dane, se é mentira ou verdade ou se tenho ou não a ver com isso, vou sim, me intrometer na vida alheia , e até inventar algumas coisas."

Durante algum tempo tenho observado as pessoas e suas reações . Eu realmente gosto disso, observar e pensar sobre algumas coisas que vejo, ouço e sinto.
E cada vez mais , as pessoas estão se maltratando, se machucando.

Penso muitas vezes no fim do mundo. Tenho acreditado no seguinte, o planeta em sim, ficará, mas já a humanidade, ah essa eu não sei não. Acho que será exterminada, ou pelo menos reduzida em grande parte. Como? Culpa nossa.

É mãe que mata filho
Ex namorado que não aceita o término do namoro, e por isso , se acha no direito de partir a namorada em pedacinhos, e joga-la em algum lugar bem estranho.
Assim, fácil. Uma vida é terminada, por isso, ou seja, por nada!

Isso as vezes pra você e pra mim pode ser bem distante, só vemos na televisão e tal, então serei mais próxima .

Eu odeio ser mal atendida, em estabelecimentos, ainda mais quando o serviço cobrado é caro, muitas vezes BEM CARO.
Partindo do princípio, que eu trabalho com o público, e dou sempre o meu melhor para atender. Como minha chefe diz" Estender um tapete vermelho para o cliente" E sim, é por ai mesmo.
Hoje a prestação de serviço que vejo e assisto aterrorizada, é vergonhosa. Sim eu sinto vergonha alheia, ódio alheio, e muitas vezes medo alheio.
As pessoas não se cumprimentam mais.
Não se agradecem.
Se quer , se olham.
As pessoas não tem mais TEMPO para outras pessoas. Não tem mais TEMPO para se relacionar.

Mas para TUDO!!!!

Então, meu bem, para ter educação, requer tempo?????
Ah parei né? Pelo amor de Deus, era só o que me faltava.
As desculpas são inúmeras.

Isso é mais uma questão de ser sensível ao próximo, isso você aprende em casa ,ou não. Mas sempre está apto a aprender. Nunca é tarde para ser educado. Isso a gente aprende com a vida, ou pelo menos deveria.
Mas existem pessoas, que apenas passam pela vida.

O que eu quero falar aqui é:
Meu caro leitor, (se você existir ou não) quando você morrer, tudo vai virar pó, sabia? Notícia do dia!
Pra que serve tantas leituras
Tantos filmes
Tantas viagens
Tantas fotos
Tanta experiência, se você se quer sabe compartilha-las?
Isso é o que importa na verdade.
A troca.
As relações.
O outro.
É pra isso que devemos gastar tempo.
Ouça mais.Fale menos.
Desfrute das experiências alheias.
Relacione-se.
Explore seus amigos. Conheça novas pessoas. Cultive as antigas.
Aprenda, reaprenda a ser educado.
Agradeça.
Peça desculpas.
Peça por favor.
Atravesse na faixa.
Jogue lixo, no lixo.
Preserve sua paciência.
Diga : bom dia, boa tarde e boa noite.
Lembre-se: Você não chega a lugar nenhum SOZINHO.

Ah outra coisa, PALAVRAS.
Essas são minhas grandes amigas. Uso-as o tempo todo.Me preencho e me esvazio delas.
Mas saiba usá-las.
Palavras mudam vidas.
Matam por dentro, ferem por fora.
Ensinam.
Eu amo as palavras.Preenchem meu vazio.

Mas o que seria das palavras, se minha mãe não me desse educação?
Portanto, esteja atento , tudo é apenas uma questão de educação!

2 comentários:

  1. Conversamos sobre algumas dessas coisas ontem mesmo e eu achei que você iria mais além até chegar num certo assunto, mas deixa pra lá. Acabei lembrando de um acontecimento recente que se encaixaria perfeitamente.
    Ótimo texto, ótimo assunto, importantíssimo, aliás!

    ResponderExcluir
  2. Amei seu texto muito bom e bem escrito, e concordei em tudo, percebo que as pessoas não tem mais respeito por nada, as vezes nem pelos pais mais as pessoas tem, nem pela natureza, pelo próximo então...acho que é uma realidade que tende a piorar.Mas vamos tentar fazer bem nosso trabalho de assistente social e criar bem nossos filhos e ver se ao menos muda algo neh....

    ResponderExcluir