Quem?

Minha foto
"Eu triste sou calada Eu brava sou estúpida Eu lúcida sou chata Eu gata sou esperta Eu cega sou vidente Eu carente sou insana Eu malandra sou fresca Eu seca sou vazia Eu fria sou distante Eu quente sou oleosa Eu prosa sou tantas Eu santa sou gelada Eu salgada sou crua Eu pura sou tentada Eu sentada sou alta Eu jovem sou donzela Eu bela sou fútil Eu útil sou boa Eu à toa sou tua."

23 de mai. de 2010

Autocracia...

Essa semana, vi um filme muito bom, chamado "A onda" , alemão e bastante intrigante. Discute sobre o tema AUTOCRACIA, dentre outros, tendo este como centro do filme.




Um professor, começa um estudo sobre a autocracia, iniciando um debate dentro da sala de aula, e segue com uma apresentação, como um projeto, onde a turma inteira vive de fato, o que é autocracia. No desenvolver do enredo, os jovens vão se envolvendo demais com o tema sugerido.




Criam uniformes, nome, lôgo, saudação, indicam um líder. Isso vai mudando a vida de todos .




O final, é brilhante. Claro que não irei contar, não teria graça!




Mas eis a questão, autocracia, o que é isto afinal? Estudando sobre isso em uma aula de Psicologia, e juntando outros saberes das aulas de Teoria Política, aprendi o significado desta palavra: Auto: si mesmo. seu. para si - Cracia: Vem do grego, KRATIA, quer dizer poder.




Então, O poder para si, ou somente um grupo , uma pessoa, designa o poder a outros públicos.




Ao terminar o filme, fiquei por alguns instantes assentando pensamentos em minha mente.




Do tipo, a necessidade do homem fazer parte de um grupo, a necessidade de pertencimento.




As buscas interiores que cada homem, tem, e transfere para seus próximos. A facilidade de sermos controlados, padronizados, organizados. No filme por um professor , porém na na vida, pelo poder público, pelo sistema, pelo capitalismo, pelo governo instituído, pelas leis legitimadas, enfim, tantos meios criados, para desenvolver o controle da massa.




E dentro de tantos pensamentos, não consegui chegar a nenhuma conclusão, só a mais duvidas, questionamentos, e revoltas. Como somos influenciados? Como somos calados, e omissos? Como somos armodaçados , medrosos, coagidos, pelo poder público, de maneira a perder nossa própria identidade. Quando nos calamos, e deixamos a " vida nos levar", só transferimos cada vez mais, o correr da nossa vida, para outros poderes. Onde chegaremos? Ou onde não chegaremos?




De fato, essa submissão que aceitamos com tanta facilidade, vem de uns 300 anos atrás. Nosso país tem uma forte história de escravidão. De ser colonizado, para único motivo de ser extraído, de ser consumido. Um passado de aceitação, de prisão, de algemas , de chicotes, de castigos, e por ai vai...Hoje não temos como alterar o passado, mas podemos mudar nosso futuro. Fácil? Jamais.



Bom como sou nova nesse negócio aqui, ainda não sei se ficou bom, ou ruim, não sem nem como terminar, (nunca aprendi a dar conclusão nos textos).

Então, deixo assim...bjs

3 comentários:

  1. Parabéns! Que bom ver seu posicionamento, sua crítica-social tão bem fundamentada....é bom ver que de mim saiu alguém que não se conforma, que não aceita uma leitura fácil e superficial dos acontecimentos.
    Mas, não permita que a pensadora tome a frente da menina...Quando tinha mais ou menos sua idade, um sábio me disse para trocar a espada pela rosa,usar como arma os espinhos das rosas... na época não entendi. Mas você é mais sábia. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Amaaaaaaaaaaaada ! amei o blog ! indiquei pra varias amigas minhas. poste sempre ! arrasou ! bparabens, vc ja tem muita massa crítica acumulada, tanto quanto o pessoal da UFF, não se subestime jamais. pode ter certeza que voce está no mesmo nível de discussão intelectual !

    beijoos
    Raquel Venerabile

    ResponderExcluir
  3. ai xuxu, nem tinha visto você por aqui, que supresa boa amiga! Do tipo "para esse trem agora"! rs
    adoro vc, brigada mesmo pelo carinho ;)

    ResponderExcluir