Quem?

Minha foto
"Eu triste sou calada Eu brava sou estúpida Eu lúcida sou chata Eu gata sou esperta Eu cega sou vidente Eu carente sou insana Eu malandra sou fresca Eu seca sou vazia Eu fria sou distante Eu quente sou oleosa Eu prosa sou tantas Eu santa sou gelada Eu salgada sou crua Eu pura sou tentada Eu sentada sou alta Eu jovem sou donzela Eu bela sou fútil Eu útil sou boa Eu à toa sou tua."

26 de mai. de 2010

Criminalização da pobreza

"O processo de criminalização da pobreza, das lutas e das organizações sociais é uma necessidade do capital que tende a se aprofundar para garantir a manutenção do sistema." Najla Passos.

"Ser pobre não significa apenas não obter serviços de educação e saúde adequados, ou trabalho, mas também sofrer violência em seus territórios e suas casas envolvendo a exclusão. Há uma estereotipagem dos pobres como criminosos através da mídia e até autoridades públicas, fazendo com que pessoas, em especial os jovens negros, sejam estigmatizadas pelo local onde moram" Michael Miller, um dos diretores da OMCT.

"“Há uma produção histórica de ligar o pobre ao crime, conferindo-lhe uma essência perigosa, a produção de um inimigo interno, aquele que não é humano” Cecília Coimbra.

Essa ligação do pobre ao crime, vem de décadas. Poderia citar outros textos que afirmam o que eu digo. Resenhas de Deputados, Vereadores, grandes nomes do nosso país denegrindo a imagem do "pobre". Relacionar a pobreza a calamidade. a sujeira, a perigo em sim, é o verdadeiro crime. Crime ao ser humano, a população!

De verdade , morar em favelas, não são escolhas dadas a essas pessoas: " Dona Maria, bom dia, separamos uma casa otima na zona sul da cidade e outra em cima do lixão, no Bumba, o que a senhora prefere? - A eu prefiro em cima do Bumba , adoro aquela vista"...

Não , lógico que não! O mais incrível é termos pessoas que ainda pensam desta forma.

A população não tem escolha. A taxa de desemprego, a má distribuição de renda, saúde , educação, e afins que escolhem por eles.

O próprio sistema , os segregam. Os que dominam pra cá, o que se submetem, pra lá.Só esquecem que a classe trabalhadora, é a que sustenta a pirâmide do capitalismo. Essa tal classe tão humilhada, tão menos preservada, tão imoralmente tratada, é a que move o capital, a que rende o lucro das grandes multi nacionais. Que coisa não?!

Outro dia vi um documentário, sobre um muro que está sendo construído para "´preservar a natureza dos morros" ????????? E que estão sendo investindo em torno de 20 milhões de reais, nessa sutil construção. Preservar?? O que? quem de que? Isso é mais uma atitude desumana do nosso ilustre governo, com a intenção de cada vez separar, repartir, aniquilar essa parte, grande parte da nossa população que vive nos morros.

Isso parece um momento histórico, quando Pereira Passos, surge com sua brilhante ideia de "melhoria" para nossa cidade maravilhosa, e vejam só, qual foi uma das primeiras ideias? Cessar com os cortiços. Sim, onde a população menos provida morava, tinha sua família, seu lar. Com a promessa que eles teriam um novo lugar de morar, uma lugar ´próximo na lagoa, e de fato isso aconteceu, ele só esqueceu de comentar que depois eles seriam despejados novamente de lá.

Ou seja , povos nômades, que possuem, pátria, casa, família, emprego, mas não são permitidos de residirem onde podem. Somando forças? Impondo forças, seria melhor? Poder através da força?

Isso esta tão entronizado na nossa sociedade, que nós mesmos indignados, somos pegos, por um olhar preconceituoso, um pensamento se quer que seja. O poder que impera , o controle em nós é tão forte , que a gente nem percebe o proceder dos fatos, agimos com banalidade, ficamos chocados por 1 ou 1 semanas no máximo quando vimos uma reportagem como a das tragédias no morro do bumba, porem logo depois continuamos nossa vidinha medíocre, e alienada de sempre.

Essa revolta, esse olhar critico não pode nunca se apagar! Nem mesmo que o sistema , nos cegue, nos prenda, nos ameaça, temos que ter aquela mesma bravura de nossos antepassados, a força de um militante, que luta pela igualdade, pelo respeito, pela justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário