Quem?

Minha foto
"Eu triste sou calada Eu brava sou estúpida Eu lúcida sou chata Eu gata sou esperta Eu cega sou vidente Eu carente sou insana Eu malandra sou fresca Eu seca sou vazia Eu fria sou distante Eu quente sou oleosa Eu prosa sou tantas Eu santa sou gelada Eu salgada sou crua Eu pura sou tentada Eu sentada sou alta Eu jovem sou donzela Eu bela sou fútil Eu útil sou boa Eu à toa sou tua."

29 de mai. de 2010

Vergonha Social, Vergonha Profissional.

Brasília, 26 de maio de 2010

--------------------------------------------------------------------------------

"Polêmica: caso de preconceito e demissão em Faculdade é destaque nacional

Veja repercussão da imagem do beijo lésbico na imprensa brasileira


Reportagem divulgada pelo Jornal Hoje, em cadeia nacional
pode ser vista na globo.com (reprodução)

Depois de ser divulgado na TV Globo Minas, na TV Alterosa, na Folha Online e nos Portais Uai, CorreioWeb, Terra e O Globo, o caso da Faculdade Faminas, denunciada pela assistente social Viviane Souza Pereira por vetar a publicação de um cartaz que trazia a imagem de um beijo homossexual, foi noticiado nesta terça-feira, 25 de maio, em cadeia nacional, pelo Jornal Hoje da Rede Globo.

No sábado, 22/5, a Folha de São Paulo já havia abordado o assunto e a presidente do CFESS, Ivanete Boschetti, concedeu entrevista. "Entendemos que é uma atitude preconceituosa da instituição proibir o uso da ilustração, retirada da Agenda 2010 do CFESS. Um dos temas do seminário era o reconhecimento da diversidade e a defesa de lutas sociais contra toda forma de discriminação e opressão a diversos segmentos retratados na agenda, entre estes, o segmento LGBT. E um dos princípios do nosso Código de Ética é lutar contra a discriminação", afirmou à Folha.

Viviane Souza Pereira era coordenadora do curso de Serviço Social da Faminas e foi demitida pela Faculdade, que justificou sua demissão por ela ter cancelado a 7ª Semana Acadêmica de Serviço Social da instituição sem permissão da direção. A ex-coordenadora afirmou que sua atitude foi motivada pela censura e preconceito da Faminas em relação à ilustração do cartaz de divulgação do evento.

Com o caso ganhando visibilidade nacional, é preciso acompanhar de perto como o fato vem sendo abordado. "É importante que os/as assistentes sociais comentem as reportagens que estão sendo veiculadas, reforçando o Código de Ética Profissional", sugeriu Kênia Augusta Figueiredo, coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS.


>> Veja a matéria veiculada pelo Jornal Hoje (Globo), acompanhe a cobertura da imprensa nacional sobre o caso e comente! " ( link retirado do site do cfess)
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Esse é mais um caso que decepciona profissionais da area e estudantes.
Sabendo que o S. So é uma profissão que tem como base, ser critica, ser apolítica, ser um encontro de diferenças e respeito as escolhas de cada individuo.
Nesse momento que posso ver claramente , que mesmo depois de tantos movimentos de reconceituação(dec de 60) , mov. endogenos, onde a profissão se voltou para si mesma, para repaginar seus pensamentos, suas atitudes e suas prioridades. Mesmo assim, aonda vemos assistentes sociais, consevadoras, quadradas. Indo contra o foco do seso.

No meu nascimento no Serviço social, na minha" calourice", venho tendo incontaveis questionamentos, sobre meus valores, meus prinipicios, meus "nuncas", minhas frases do tipo " eu vou ser sempre assim", me vejo uma nova pessoa, me vejo uma contribuinte para minha sociedade. Uma nova "pensadora" sobre questões sociais, sobre favela, sobre etica e direitos do cidadao. E ai, quando me deparo com uma reportagem deste porte, forma-se imediatamente um constrangimento, uma revolta .
Não quero ser hipocrita, mas quero seu humana!
Logico que tenho meus preconceitos, meus furos, isso faz parte da humanidade que ha em cadaum de nós, mas reafirmo , meu proposito de me alterar, permitir que o saber me tome, que a filosofia , que os fatos sociais, interajam em mim, e eu neles, para que não viva mais nessa mente alienada( que marx ja falava tanto) .

aff! To mega revoltada! rs
Nem sei mais o que falar, nem sei se teve a ver o que disse acima, mas foi mais um desabafo.
beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário